O que uma coisa tem a ver com a outra?
Essa semana me perguntaram pelo menos umas quatro vezes o que Marketing tinha a ver com Inteligência Artificial e o porque da junção desses dois mundos.
O que sempre me estimulou no mundo do design, da comunicação e do marketing é o mergulho que você precisa dar para entender como as pessoas funcionam, como despertar suas necessidades, como evitar seus medos, suas inseguranças, como provocar e estimular sonhos. A lógica humana, é muito mais complexa, profunda e surpreendente do que a lógica binária, que é a base da construção das máquinas e da tecnologia.
Construir Inteligência Artificial para lidar com humanos é algo que me fascina porque envolve muito mais inteligência emocional do que qualquer outra coisa. A única forma de fazer uma Inteligência Artificial funcionar é desenvolvendo o preditismo da lógica comportamental humana.
A verdade é que o humano não se limita a uma consistência binária das coisas. O consistente na verdade é uma limitação muito grande para a natureza humana, basta dizer que a sua inteligência criou o coerente como uma evolução do consistente. E mesmo quando o humano sente que o coerente deixou tudo previsível demais, chato, ele rompe com a lógica e busca o surpreendente, o inesperado. Mas para ser surpreendente e inesperado é preciso mais do que lógica, é preciso criatividade, a habilidade de usar a inteligência de forma não previsível e muito menos binária.
Por incrível que pareça o maior desafio do ser humano não é necessariamente a compreensão, mas a satisfação. A compreensão é uma ferramenta eficaz para aqueles que se satisfazem ao alcançar novos patamares de conhecimento ou de consciência, mas no fim do dia, a satisfação é o alimento da alma, contraditoriamente, é a razão do humano existir.
Nós na Figtree & Co. adotamos “ Human by Design” como posicionamento na construção de experiências para Inteligência Artificial com processos, profissionais, metodologias, técnicas específicas, mas sobre tudo ambição e foco. Essa visão nos permite construir relações duradouras, produtivas, amigáveis e confiáveis entre Inteligência Artificial e humanos, conectando eles a partir das necessidades das pessoas em qualquer situação, seja na busca de compreensão, de uma solução e principalmente de satisfação.
Em breve nós disponibilizaremos uma série em vídeo do nosso processo de trabalho com IA que se chama Human by Design.
Hoje a empresa oferece 3 dimensões de serviços interconectadas ou desconectadas se preciso for:
1) Disrupção em criação de produtos, serviços e experiências,
2) Inteligência Artificial - Human by Design
3) Branding, Propaganda e Marketing.
Isso permite uma otimização enorme do engajamento do mercado consumidor com a essência das empresas tornando-as mais interessantes, mais desejadas, mais produtivas e mais relevante em todos os sentidos.
Por Ricardo Figueira
Founder / CCO Figtree & Co
Comments