Acerca de

Fundação Bradesco.
Aprenda a Acreditar
Criada há 65 anos pelo fundador do Bradesco, Amador Aguiar, a Fundação Bradesco nasceu com o objetivo de dar educação para comunidades carentes e hoje possui mais de 40 escolas pelo Brasil, mais de 100 mil alunos em plena atividade de educação letiva e já formou aproximadamente um milhão de alunos.
Desde 2019, A Figtree & Co. trabalhou em conjunto com a Fundação num processo de transformação social constante em função da visão dos propósitos da Fundação, e das mudanças que os novos tempos promovem. Em poucas palavras, trabalhamos desenvolvendo comunicação de dentro pra fora. Cuidando das raízes aos frutos dessa narrativa e dos propósitos que compõe a sua essência.
Ao longo desse tempo a Fundação passou por várias transformações alinhadas à realidade de cada tempo e de cada região do país.
Mas foi com profundidade e amplitude que desenvolvemos a expressão dos seus códigos de comunicação imagéticos, verbais e institucionais.
A nova comunicação da Fundação Bradesco impacta primordialmente na forma como os alunos se enxergam, se reconhecem e se inspiram. Por consequência influenciará a forma como o mundo vai enxergá-los.
O importante é primeiro atuar de dentro pra fora, de forma consistente e planejada para depois contar para o Brasil o potencial desses alunos. São mais de 40 escolas espalhadas pelo país com aproximadamente 100 mil alunos ativos que anualmente estudam nas escolas da Fundação não só o currículo acadêmico, mas também competências, valores e formação em inteligência social.

Desde então, toda as linhas de comunicação internas e externas são inspiradas e motivadas por essa perspectiva. Disso surge também todas as diretrizes de comunicação e aqui você pode visualizá-las.


A cultura de auto-superação introduzida na Fundação além de ter um significado semântico e verbal muito expressivo, precisou ganhar força e forma simbólica, traduzindo assim essa emoção e essa energia proprietária como uma identidade reconhecível, contagiante e acima de tudo autêntica.
Com isso o “Aprenda a Acreditar” se tornou mais do que uma frase, se tornou um logotipo único, para ser utilizado como assinatura, marca e até decoração onde for conveniente ao longo dos anos e das mais diversas regiões do país.
Assim para incentivar e celebrar a auto-expressão da forma mais espontânea e inclusiva que existe nós utilizamos a escrita a mão-livre trazendo o mesmo senso de democratização e inclusão que torna o STREET ART uma linguagem poderosa e autêntica.
O logotipo “Aprenda a Acreditar “ foi desenhado para um público que entende essa natureza cognitiva com familiaridade, proximidade e mais do que tudo propriedade.
Para essa construção nós desenvolvemos uma tipografia própria inspirada em street art.
Para execução e refinamento nós utilizamos técnicas e instrumentos orientais deixando a construção orgânica e texturada.
Aprenda a Acreditar é um motor da Fundação Bradesco de impacto pedagógico, psicológico, econômico e social.



