
RICARDO FIGUEIRA
A criatividade nasce do cansaço da certeza, do previsível. Mas também das nossas vulnerabilidades ao expor a nossa busca por novas descobertas, pelo novo, pelo desconhecido, pelo surpreendente e pelo não feito ainda.
Com uma trajetória de quase três décadas em construção de marcas e negócios através de ideias inovadoras, Ricardo Figueira se destaca no cenário criativo global e brasileiro.
Com uma carreira que teve início em 1993, Ricardo já liderou projetos inovadores para clientes globais como Adidas, Coca-Cola, Visa, Nestlé, Johnson & Johnson, Unilever e muitos outros, acumulando mais de 200 prêmios internacionais em criatividade, inovação e design.
Por quase uma década em Londres, foi Diretor Executivo de Criação em empresas como Saatchi & Saatchi, J. Walter Thompson e Isobar.
No Brasil, foi Diretor Executivo de Criação da agência Africa Creative, além de ter sido sócio e Vice-Presidente Criativo da AgênciaClick, uma das maiores e mais premiadas empresas digitais do mundo por quase uma década,.
Atualmente, Ricardo é co-fundador e Chief Creative Officer da Figtree, uma empresa inovadora focada em design de novas possibilidades para marcas na era da economia criativa.
Ricardo já foi convidado para ser jurado em prêmiações de prestígio global, como o Festival de Cannes, One Show NYC, Clio, Webby Awards, Festival de Nova York, ADC e D&AD duas vezes, representando tanto o Brasil quanto o Reino Unido.
Membro da Academia Internacional de Artes Digitais e Ciências de NY, Ricardo é nascido em Brasília onde descobriu desde cedo sua paixão pelo design e toda sua amplitude, da arte à ciência, mas ser pai de João Pedro e Estela é o seu maior orgulho.