top of page

Acerca de

a.i. & h.i.

O que Marketing tem a ver com Inteligência Artificial e o porque da junção desses dois mundos?

 

Só essa semana me perguntaram pelo menos umas quatro vezes.


O que sempre me estimulou no mundo do design, da comunicação e do marketing é o mergulho que você precisa dar para entender como as pessoas funcionam, como despertar suas necessidades, como evitar seus medos, suas inseguranças, como provocar e estimular sonhos. A lógica humana, é muito mais complexa, profunda e surpreendente do que a lógica binária, que é a base da construção das máquinas e da tecnologia.

 

Construir Inteligência Artificial para lidar com humanos é algo que me fascina porque envolve muito mais inteligência emocional do que qualquer outra coisa. A única forma de fazer uma Inteligência Artificial funcionar é desenvolvendo o preditismo da lógica comportamental humana.

 

A verdade é que o humano não se limita a uma consistência binária das coisas. O consistente na verdade é  uma limitação muito grande para a natureza humana, basta dizer que a sua inteligência criou o coerente como uma evolução do consistente. E mesmo quando o humano sente que o coerente deixou tudo previsível demais, chato, ele rompe com a lógica e busca o surpreendente, o inesperado. Mas para ser surpreendente e inesperado é preciso mais do que lógica, é preciso criatividade, a habilidade de usar a inteligência de forma não previsível e muito menos binária. 

 

Por incrível que pareça o maior desafio do ser humano não é necessariamente a compreensão, mas a satisfação. A compreensão é uma ferramenta eficaz para aqueles que se satisfazem ao alcançar novos patamares de conhecimento ou de consciência, mas no fim do dia, a satisfação é o alimento da alma, contraditoriamente, é a razão do humano existir.

 

Nós na Figtree & Co. adotamos “ Human by Design” como posicionamento na construção de experiências para Inteligência Artificial com processos, profissionais, metodologias, técnicas específicas, mas sobre tudo ambição e critério. Essa visão nos permite construir relações duradouras, produtivas, amigáveis e confiáveis entre Inteligência Artificial e humanos, conectando eles a partir das necessidades das pessoas em qualquer situação, seja na busca de compreensão, de uma solução e principalmente de satisfação.

1) Jornadas disruptivas e inovadoras

 

2) Empatia funcional, emocional e empresarial em escala

 

3) Design de produtos e serviços com foco desmaterialização de estruturas.


Em breve nós disponibilizaremos uma série em vídeo do nosso processo de trabalho com Inteligência Artificial que se chama Human by Design. Desse processo são construídos:

 

Isso permite uma otimização enorme do engajamento do mercado consumidor com a essência das empresas tornando-as mais interessantes, mais desejadas, mais produtivas e mais relevante em todos os sentidos. 

Por Ricardo Figueira

Founder / CCO Figtree & Co

curious@figtree.company

figtree horizontal - preto_edited.png
bottom of page