top of page
IMG_4731.jpg

RICARDO FIGUEIRA

Esse espaço é dedicado a dividir histórias que eu vivi onde a criatividade teve protagonismo na viabilização de soluções para as mais diversas necessidades, nos mais diferentes negócios, contextos, lugares e culturas.

A criatividade nasce do cansaço da certeza, do previsível. Mas também das nossas vulnerabilidades ao expor a nossa busca por novas descobertas e ao abraçamos

Drum & Laces é um projeto de inventividade para a indústria Fashion.

Eu criei e desenvolvi conceitual e funcionalmente  um instrumento musical que reflete as características de um contra-baixo em um tênis de cano alto. O projeto consiste na utilização de um captador de instrumento de cordas acoplado na sola do calçado, que capta através da estrutura do tênis de cano alto a reverberação do som reproduzido através do cadarço. 

Este vídeo gravado num estúdio em East London registra o primeiro teste do protótipo que pode ter inúmeras aplicabilidades execucionais como a integração com um mobile app ou uma web application onde o som gerado pela performance criativa pode ser reproduzido junto com diferentes drum beats, sons inicidentais e até permitir gravação além da reprodução em headphones, o que gera mobilidade e imersão da experiência do indivídulo em qualquer lugar.

Toda semana teremos uma  nova história

Com uma trajetória de quase três décadas em construção de marcas e negócios através de ideias inovadoras, Ricardo Figueira se destaca no cenário criativo global e brasileiro.

 

Com uma carreira que teve início em 1993, Ricardo já liderou projetos inovadores para clientes como Adidas, Coca-Cola, Visa, Nestlé, Johnson & Johnson, Unilever e muitos outros, acumulando mais de 200 prêmios internacionais em criatividade e design.

Durante quase uma década em Londres, ele foi Diretor Executivo de Criação em  empresas como Saatchi & Saatchi, J. Walter Thompson e Isobar.

 

No Brasil, foi Diretor Executivo de Criação da agência Africa Creative, além de ter sido sócio e Vice-Presidente Criativo da AgênciaClick, uma das maiores e mais premiadas empresas digitais do mundo por quase uma década,.

Atualmente, Ricardo é co-fundador e Chief Creative Officer da Figtree, uma empresa inovadora focada em design de novas possibilidades para marcas na era da economia criativa.

 

Ricardo já foi convidado para ser jurado em prêmiações de prestigio global, como o Festival de Cannes, One Show NYC, Clio, Webby Awards, Festival de Nova York, ADC e D&AD duas vezes, representando tanto o Brasil quanto o Reino Unido.

Nascido em Brasília, Ricardo descobriu desde cedo sua paixão pelo design e toda sua amplitude,  da arte à ciência, mas ser pai de João Pedro e Estela é o seu maior orgulho.

ric@figtree.company

bottom of page